Luzes, música: ação!
Bike Indoor: esta modalidade vai te conquistar!

Foto: Bruna Moreschi
Se você procura um ambiente que simule uma balada e que possa motivá-lo a se entregar ao exercício, você encontrou a sua tribo! A aula de bike indoor ou cyclingin door é uma das aulas mais procuradas nas academias desde sua criação, em 1989. Surgindo como um recurso alternativo às aulas aeróbias de alto impacto, conquistou rapidamente o público fitness tanto pelo fator comodidade(ar condicionado, música ambiente e não estar exposto às condições climáticas) quanto motivacional (professor acompanhando o treino do início ao fim). Por se tratar de uma aula simples e de fácil aprendizado, pode ser ótima alternativa para conquistar um corpo saudável em pouco tempo de atividade.
Energia e muito fôlego
Com metodologia intervalada e predominantemente aeróbia, a modalidade contribui para uma grande
melhora da capacidade cardiorrespiratória. A aula tem como característica realizar movimentos repetitivos em cima de uma bicicleta estacionária, variando níveis de intensidade e velocidade que simulam como se o aluno enfrentasse um percurso externo, por meio de subidas ou uma grande reta para aceleração, sempre embalada por músicas contagiantes.
Na mesma aula, é possível a participação de alunos em níveis iniciantes e avançados, uma vez que o professor conduz o cenário a ser ultrapassado em cada música e cada aluno poderá regular de maneira individual sua carga, através de um mecanismo acoplado à bike.
Em média, uma aula tem 45 minutos de duração e um gasto calórico aproximado de 500 kcal, mas podem ser feitas alterações sempre que necessário para atingir os objetivos do grupo praticante.
Veja algumas dicas para melhorar a prática do exercício:
Avaliação física
Antes de iniciar, é importante passar por uma avaliação na academia para saber qual é o seu nível de condicionamento.
Regulagem da bike
A regulagem da bike é muito importante! Por isso, peça orientação ao professor para adaptar a altura do banco, a distância do guidão e ajustar a mecânica da pedalada.
Isto proporciona a angulação correta do quadril, joelhos e tornozelos, a fim de evitar sobrecarga e possíveis lesões nessas articulações.
Calçado ideal
O indicado para a aula é utilizar sapatilhas próprias para o ciclismo, pois elas, tecnicamente, criam
maior estabilidade para a realização do movimento e exigem mais força dos músculos corretos, potencializando o treino e, consequentemente, seus resultados.
Acessórios
Não esquecer da garrafinha de água e da toalha. E para quem vai fazer aulas frequentemente, vale investir em uma
bermuda acolchoada.
Não treine em jejum!
Antes de treinar, você deverá se alimentar (preferencialmente de 1 hora a 30 minutos
antes da aula) para que você tenha energia suficiente para a realização do exercício, evitando assim a hipoglicemia e sonolência durante a atividade.