Pedalando pelas estradas do Sul


Publicado em 16/05/2017 às 16:17:40
Categoria(s): Academia, Esportes, Mountain Bike,

Alunos da Turma do Pedal realizaram o “Circuito do Vale Europeu”, localizado em Santa Catarina. Treinos outdoor e indoor na Academia foram decisivos para o sucesso da aventura

2  

Foram 300 km em cima da bike. Cerca de 60 km por dia de descidas, subidas, retas amenas e tortuosas, estradas boas e ruins e, claro, cenários de encantar os olhos e a alma. Este é um pequeno resumo de mais um desafio encarado e vencido pelos alunos da Turma do Pedal da Academia Clube Náutico. Desta vez, cinco dos nossos ciclistas percorreram o chamado “Circuito do Vale Europeu”, em Santa Catarina, entre os dias 18 e 22 de abril, e voltaram, como sempre, cheios de boas memórias e grandes histórias nas mochilas.

 

Turma animada

Os ciclistas nauticanos da Turma do Pedal que encararam o desafio foram Cássio Augusto Amaral, Alexandre Papandré Lemos e sua esposa Sibele Caparelli Toledo, Sérgio Luiz Barbeiro e Miguel Salvajoli. Dos cinco, os quatro primeiros contaram um pouco sobre esta nova experiência e como os trabalhos desenvolvidos na Academia contribuíram para que eles superassem mais esta aventura sem lesões.

 

Um circuito repleto de belezas

O circuito realizado, composto por seis cidades: Timbó, Pomerode, Rodeio, Dr. Pedrinho, Palmeira e finalizando novamente em Timbó é uma trilha especialmente planejada para o cicloturismo e, segundo nossos ciclistas, chama a atenção pela organização, limpeza e beleza em toda a sua extensão.

“Mais uma vez nos unimos para uma trilha bem diferente, fizemos uma rota que nenhum de nós havia feito antes e, novamente, foi uma alegria e uma surpresa para todos”, afirma Cássio, que ressaltou a união do grupo. “Fomos em 14, sendo cinco do Clube Náutico. E o companheirismo, como sempre, é uma marca muito forte da nossa turma. Ajuda mútua, união total e muita alegria compartilhada”, explica.

“Era um caminho de muita subida, mas sentimos que estávamos todos melhor preparados, por causa dos treinos na Academia Clube Náutico, desde a nossa última aventura, que foi o Caminho da Fé, até Aparecida do Norte”, avalia Alexandre.

“O clima era muito bom, ameno, sem vento. Os locais eram lindos, incríveis. Paramos nas diversas cidades, conversamos com os moradores, sempre muito simpáticos com todos nós. Vivenciamos momentos inesquecíveis, sempre, é claro, pedalando a nossa bike!”, ressalta Sibele.

“Foi muito especial. Passamos por estradas de terra que eram melhores que asfalto e entramos diretamente em contato com as culturas alemãs e italianas, que colonizaram as cidades pelas quais passamos”, conta Sérgio.

 

Superação: paixão pelo pedal e muito treino

É nítida a alegria dos nossos ciclistas. A cada comentário, muitas histórias e belas imagens são lembradas e mostradas comprovando que os dias no Sul foram realmente especiais. A beleza das araucárias, a lembrança do cheiro dos pinus, as igrejinhas, escolas, o “Caminho dos Anjos” – com 100 imagens angelicais permeando a trilha, os ovos coloridos que enfeitavam as árvores em frente as casas na cidade de Pomerode, a alegria dos moradores que vinham conversar e partilhar experiências, são algumas das memórias que eles trouxeram e compartilham conosco, de forma vibrante, levando-nos a percorrer com eles a bela trilha.

Quando questionados sobre o que mais marcou durante toda essa aventura, todos são unânimes em dizer: a superação pessoal. “Nenhum de nós, em nenhum momento, desceu da bike. Mesmo na maior subida que enfrentamos, conseguimos superar e terminamos todo o circuito sem descer das bicicletas”, conta Cássio.

“Foi uma grande superação para mim. Consegui completar os cinco dias de pedal sem precisar descer da minha bike. E isso foi motivo de muita alegria”, afirma Sibele.

Segundo os ciclistas, os treinos outdoor da Turma do Pedal e as aulas de spinning na Academia foram essenciais para a evolução física de cada um. “Percebemos que todos estamos melhor condicionados. A turma está pedalando num nível melhor e muito parecido”, ressalta Cássio.

 

Novos desafios

Mal terminaram uma aventura e esta turma animada já está de olho na próxima grande trilha. Em outubro, nossos ciclistas farão novamente o Caminho da Fé.

“O Caminho da Fé é uma trilha de total desapego, que exige muito do corpo e da mente. Mas acredito que com os treinos que estamos realizando na Academia e com a experiência que adquirimos neste um ano pedalando juntos, vamos conseguir enfrentar, de uma maneira mais amena, este desafio”, revela Cássio.

“Para mim, o pedal se tornou uma grande paixão. E enfrentar estes desafios com esta turma é sempre uma felicidade”, conta Sérgio, que uniu à caminhada, atividade que fazia há mais de 10 anos, o amor pela bike.

“O pedal nos uniu. Não tem competição, todos se ajudam e é muito prazeroso enfrentar os desafios juntos. Se alguém tem um problema na bike, todos param e auxiliam o amigo. Isso mostra a nossa união e nos anima a fazer novas trilhas”, ressalta o casal Sibele e Alexandre. Alexandre inclusive é o chef gastronômico da turma e responsável pelos almoços e jantares das confraternizações realizadas.

“Estamos prontos para mais trilhas e aventuras juntos. Como li uma vez: “A vida só é digna de ser vivida quando se faz algo em vida pela vida”. Nossa amizade e companheirismo é algo especial, que cultivamos sempre e que tenho certeza será levada por toda a nossa história”, finaliza Cássio.

Academia Clube Náutico: essencial para o sucesso da turma

A importância dos treinos na academia é algo ressaltado pelos ciclistas. Segundo a coordenadora da Academia, Mariana Loffredo, a Bike Indoor, citada pelos nossos esportistas, é  uma das aulas mais procuradas da Academia Náutico, “pois oferece um ambiente totalmente preparado para quem quer iniciar as ‘pedalas’ de maneira cômoda e eficaz”, explica.

Na Academia, a aula é realizada em uma sala climatizada, com bikes modernas, música boa e um profissional dando as indicações tanto para motivar quanto para corrigir o aluno.

“Com a prática regular das aulas de ciclismo indoor, os alunos tem a possibilidade de melhorar sua resistência cardiorrespiratória progressivamente em um curto espaço de tempo, pois,  independentemente do nível de condicionamento do aluno (iniciante/ intermediário / avançado) as cargas e intensidades podem ser adequadas de maneira individual . E mesmo se tratando de uma modalidade realizada em grupo, o que promove uma grande socialização e motivação para seus praticantes é que sempre serão respeitados os limites de cada aluno. ”, ressalta Mariana.

Mesmo sendo uma aula que promove uma alta intensidade de treinamento,  a Bike Indoor é classificada como uma modalidade de baixo impacto e, por isso,  o risco de lesão é quase nulo.

Pede-se sempre que, ao iniciar a prática de uma modalidade,  o aluno converse com o professor  para que o mesmo o ensine a regulagem ideal e adequada ao seu biotipo, minimizando qualquer desconforto durante a aula, além de potencializar os resultados, visto que as alavancas adequadas irão favorecer a angulação das articulações demandadas.

Outra vantagem é que essa é uma atividade de curta duração: em  45 minutos de aula* (uma a duas vezes por semana), é possível ter uma grande melhora no condicionamento físico.

Como revela Mariana, “para associados que procuram um treino aeróbio eficiente, motivante e seguro essa é uma ótima opção.” Se interessou? Então, converse com seu professor para traçar a melhor estratégia de treinamento individualizada, através de avaliações e testes. Saiba mais na recepção da Academia.

 

Turma do Pedal

Outra opção de treinamento que Academia Náutico oferece são os treinos ao ar livre.  Com a Turma do Pedal são programados percursos guiados por um professor para que os alunos, além de melhorarem seus condicionamentos, também sejam desafiados a treinar técnicas de controle em duas rodas.

Com  trajetos ao ar livre, o objetivo é que os ciclistas sejam capazes de ultrapassar além das barreiras físicas, como trilhas com grande volume de areia, subidas e descidas íngremes, trilhas em matas fechadas (single tracks) e até pedreiras, transpor também barreiras emocionais.  Através desses estímulos, os alunos são encorajados  a utilizar muito mais do que suas capacidades físicas,  superando e vencendo medos e dificuldades relacionadas à altura, confiança e autocontrole.

O fato dos treinamentos ocorrerem em contato com a natureza também favorece a união e espírito de equipe, uma das características marcantes do grupo. Participe você também! Confira mais informações sobre a Turma do Pedal na recepção da Academia.

Confira abaixo a Galeria de Fotos:

galeria_pedal